Méritos, Truques e Habilidades Populistas

Os três anos mais conturbados da vida do autarca de Gondomar, contados em 200 páginas pelo seu ex-assessor de imprensa. Uma reflexão sobre o populismo e sobre o estado da política portuguesa... um verdadeiro manual sobre como ganhar eleições em Portugal

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O caso Freeport e o livro que escrevi

Já aqui escrevi que o caso Freeport me fez reler algumas coisas que escrevi no meu livro. Sobre o poder, que gera poder. Sobre o dinheiro que atrai dinheiro e sobre a qualidade da democracia portuguesa. Transcrevo hoje algumas passagens:

"Esse perfume do poder não atrai apenas o Major. Dos homens de poder que conheci, o que mais me intriga nas suas personalidades, regra geral, é o desapego pelas coisas que normalmente achamos serem as melhores da vida. Uma casa com jardim, umas férias fora de horas, um pequeno-almoço de surpresa em Paris, uma viagem à volta do Mundo, os melhores vinhos, os carros de sonho e, sobretudo, uma vida sossegada, longe do barulho e das preocupações, não são, para a grande maioria dos homens poderosos e ricos que conheci, um objectivo. O objectivo do poder, seja ele político, social ou financeiro, é sempre o mesmo: mais poder.
(…)
Se há varinha mágica nas mãos do Major, ela não é, portanto, o electrodoméstico, símbolo do populismo e do caciquismo que os distantes habitantes da capital lhe atribuem. A qualidade da democracia não se mede com mitos criados a partir de páginas soltas de jornais ou de inverdades tantas vezes repetidas que se tornam verdades insofismáveis e convenientes a uma classe política em franca decadência.
(…)
O esvaziamento do valor da pessoa como pessoa, das ideologias e da própria palavra, levaram o jovem sistema político português a um estado de morbilidade muito preocupante, muito agravado pela inconsciência do paciente. Há, pois, que reinventar a política portuguesa, com outros protagonistas que não estes e quando digo estes, digo todos, incluindo Valentim Loureiro. Como o próprio reconhece, o seu tempo passou. Tomara que todos os outros tivessem essa mesma consciência. O tempo deste sistema político, também passou.
(…)
Reparo, contudo, que ao longo dos tempos o Major se foi colocando a jeito para ser transformado num exemplo. Espero, contudo, que não passe pela cabeça da nossa classe política que pode espiar numa hipotética queda de Valentim Loureiro, os seus próprios pecados…"

Sem comentários: