Méritos, Truques e Habilidades Populistas

Os três anos mais conturbados da vida do autarca de Gondomar, contados em 200 páginas pelo seu ex-assessor de imprensa. Uma reflexão sobre o populismo e sobre o estado da política portuguesa... um verdadeiro manual sobre como ganhar eleições em Portugal

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Valentim Loureiro e as próximas Autárquicas

No livro que recentemente lancei, faço uma referência ao futuro de Valentim Loureiro e, nomeadamente, às próximas eleições autárquicas. Agora, que parece já assumido que o Major será candidato e quando no PS se anuncia também uma candidata (a deputada Isabel Santos), fui rever as palavras com que fechei o livro.
(…) Por tudo o que escrevi neste livro, e recorrendo ao pouco que conheço da história de vida deste homem, seria até muito fácil prognosticar, sem hesitação, uma nova vitória nas próximas eleições autárquicas em Gondomar, em 2009. No entanto, essas próximas eleições não estão ganhas ainda, nem as prevejo tão fáceis quanto as anteriores. Para voltar a subir ao palco dos microfones, entre as bandeiras da vitória, o Major terá que ser mais forte do que nunca. Terá que voltar a refundar os motivos da sua obra e da sua candidatura e a explicar, como nunca, a sua permanência na vida política. Mas, Valentim Loureiro terá ainda, e sobretudo, que saber escolher, com coragem, uma equipa inatacável do ponto de vista da seriedade, do rigor, da credibilidade e da competência. Caso contrário, arrisca-se a distanciar-se da varinha mágica que fez dele um mito autárquico que jamais Gondomar e o País esquecerão. (...)
Evidentemente que as candidaturas têm todas um valor próprio e intrínseco. Mas valem também em função umas das outras. E o Major tem tido a vida facilitada, já que os seus adversários têm sido pouco mais do que desconhecidos. E desta vez não será muito diferente. Isabel Santos é deputada, tem uma boa imagem em Gondomar e parece saber o que diz, mas a verdade é que a sua notoriedade é bastante baixa quando comparada com a do Major e isso conta numas eleições, sobretudo quando se quer tirar do poder alguém que já por lá está há algum tempo e até fez qualquer coisa.
Assim, tendo em conta estes dados novos, poderá dizer-se que, apesar de todo o desgaste, Valentim Loureiro ainda parte à frente para estas eleições. Este princípio não me leva, contudo, a esquecer a segunda parte da citação que faço do meu livro:
(…) Mas, Valentim Loureiro terá ainda, e sobretudo, que saber escolher, com coragem, mais do que nunca, uma equipa inatacável do ponto de vista da seriedade, do rigor, da credibilidade e da competência. (…)
E esta é a questão. Para quem está por fora, talvez seja simples colocar nos pratos da balança o peso do Major face ao de Isabel Santos. E talvez seja até simples prognosticar, apesar de todas as contrariedades, que Valentim Loureiro continua em vantagem. Mas para quem vive em Gondomar e sabe como funciona a política autárquica local, o maior problema da lista independente será a de se constituir a ela própria.
Dito de outra forma, se admito que muitos munícipes tenham “perdoado” ao Major alguns erros do passado (mesmo os judiciais), acredito que poucos lhe perdoarão a repetição, no futuro, dos seus piores erros políticos.
A constituição da sua lista é, por isso, fundamental para Valentim Loureiro, não pelo que poderá acrescentar de credibilidade nas suas escolhas, mas pelo sinal que nela poderá dar em relação ao futuro. E é o futuro que interessa aos eleitores, não o passado, por mais glorioso ou nefasto que ele tenha sido.
Numas eleições em que o Major dificilmente elegerá tantos vereadores como nas últimas autárquicas, Valentim Loureiro terá que deixar de fora dos lugares elegíveis alguns dos seus mais reconhecidos vereadores. E é nessa escolha que os Gondomarenses também saberão fazer as suas leituras acerca do que pode ou não ter mudado e sobre qual o futuro que querem para Gondomar.
Há dias, fiz uma apresentação do meu livro na Biblioteca Municipal de Gondomar. Valentim Loureiro não participou. Percebi, no ambiente de Gondomar, o incómodo que algumas das afirmações que faço no livro provocaram (nomeadamente, esta que sito) e percebi ainda que, afinal, o livro é mais comentado em Gondomar pelos agradecimentos que faço ou não, do que pelas afirmações mais frontais. Tudo maus presságios para Valentim Loureiro.

Quanto a Isabel Santos, o seu sucesso eleitoral (que não se esgota unicamente numa vitória) terá que ser alcansado pela via política e pela fragilidade que o Major evidencia quanto à constitituição da sua lista já que, como eu próprio disse na Biblioteca Municipal: "tentar afastar Valentim Loureiro pela via judicial é o maior elogio político que lhe podem fazer, e meio caminho para o perpetuar no poder".



FOTO: sessão de apresentação do livro na Biblioteca de Gondomar, com a presença do Vereador da Cultura Fernando Paulo, da directora da Biblioteca e do editor Jaime Cancella de Abreu (Prime Books).


1 comentário:

Dylan disse...

Já li excertos do livro. Está bastante interessante, bem como o seu blog. Parabéns.